Binho Barreto é artista visual, pesquisador e professor na Escola de Belas Artes da UFMG, onde desenvolve pesquisas sobre arte mural e quadrinhos.
Binho iniciou com a prática do graffiti e da pintura mural em 1995. Teve murais encomendados para Fiat (lançamento do Fiat Mobi), Banco do Brasil (Brasília), Decolar.com (São Paulo), dentre outros. Como ilustrador, desenvolveu projetos para diversos agentes da cena cultural brasileira e colaborou com instituições como: MTV Brasil, Editora Globo, Editora Abril, Uol e Jornal Folha de São Paulo (onde foi ilustrador semanal durante oito anos).
Possui bacharelado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG (2010), mestrado (2016) e doutorado (2022) em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG — escreveu a tese Dialética das ruas: arte urbana etc., na qual refletiu sobre arte urbana na perspectiva socioespacial.
Apresentou as exposições individuais: Tempo Um (Casa Gal, 2021, BH); Nado Raso (BDMG Cultural, 2013, BH) e Flanador (Coletivo Galeria, 2007, SP). Participou das coletivas: Temporada de verão (Casa Gal, 2022, BH); Um erro inesperado aconteceu (Galeria Periscópio, 2019, BH); Simbio (Palácio das Artes, 2012, BH); 400ml (Maison des Métallos, 2008, Paris); Os Brasileiros (Carmichael Gallery, 2008, LA); So Many Selves (Carmichael Gallery, 2007, LA). E esteve em festivais de Arte Urbana no Brasil e no exterior.
Publicou os livros Perímetro urbano* (crônicas da sua trajetória com o graffiti), em 2016; Comboio (literatura infantil), em 2019; O livro dos vivos (contos), em 2019, e Gigantes e Monstros (literatura infantil), em 2021. Em 2025, publicou o livro Arte mural: materiais e processos, uma sistematização das práticas de pintura mural — a partir da pesquisa que desenvolve na Escola de Belas Artes da UFMG.
*O Perímetro urbano foi adquirido pela Prefeitura de São Paulo para compor a bibliografia do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e teve reimpressão encomendada pela Prefeitura de Belo Horizonte para as bibliotecas da rede pública municipal de educação.

Foto: Gustavo Marx